quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Super Buffon


Ontem a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) divulgou uma pré-lista para a escolha do melhor goleiro dos últimos 25 anos. O prêmio oficial sairá ano que vem em comemoração aos 25 anos da premiação de melhor goleiro.

A premiação é muito importante, pois de todas as posições do futebol o goleiro é o menos aclamado, não por fãs, mas pela mídia. Nunca se dá à um goleiro o título de melhor em campo, e muito menos se dá à um goleiro o prêmio de melhor jogador do mundo. Jogar em baixo das traves é das tarefas a mais complicada: você não pode errar, você tem que ser um segundo capitão e sempre prever possíveis erros da sua defesa. Ser goleiro não é para qualquer um.

Na pré-lista temos alguns brasileiros como: Dida, Julio César e Marcos - esse último injustamente amarga a 57ª posição no ranking. O brasileiro melhor colocado é Taffarel, que chega a entrar na lista dos 10 mais.

Nomes históricos como Oliver Kahn e Chilavert também ocupam lugares nos 10 melhores, na 5ª e 6ª colocações respectivamente.

O número um não poderia ser outro. O superman - como é conhecido por suas incríveis defesas - lidera a lista com 209 pontos. Buffon realmente merece o título de melhor goleiro do mundo. Campeão da Copa do Mundo com a Azzurra em 2006, Buffon contribuiu com ótimas desefas para a conquista do título.

Parabéns ao Buffon e parabéns a IFFHS por premiar verdadeiros heróis do futebol.